METEMPSICOSE (A teoria da Transmigração da alma)

No que difere da Reencarnação e da Ressurreição?
Tansmigração ou Metempsicose

Dias atrás, minha família e eu tomávamos café da manhã acompanhados de Darwin (o 5º membro), nosso “quase humano” canídeo. A conversa corria animada de um lado a outro, quando ele começou a participar, a interagir, latir ora com força, ora baixinho, olhava para um, para outro, abanava  rabo, sentava, latia mais um pouco vinha para baixo da mesa da cozinha, saía, parecendo que ia quebrar as ancas de tanto que abanava aquele rabo de tamanduá bandeira. Todos se divertiram e conversaram com ele, que respondia sem cerimônia – e com um olhar de amor imenso – a qualquer um que lhe direcionasse a voz, até que veio a pergunta inevitável: “Será possível que haja reencarnação de um espírito humano em animal?”. Já havia estudado isso em outras oportunidades – teoria chamada METEMPSICOSE – e expliquei rapidamente o que me lembrava do tema e foi quando minha esposa sugeriu que eu abordasse isso no site. Gostei da ideia.

“Metempsicose é o termo genérico para transmigração ou teoria da transmigração da alma, de um corpo para outro, seja este do mesmo tipo de ser vivo ou não. Essa crença não se restringe à reencarnação humana, mas abrange a possibilidade da alma humana encarnar em animais ou vegetais”

Em primeiro lugar, para abordar o assunto preciso remeter à conceitos religiosos e esclareço que não tenho intenção de ofender quem quer que seja ou qualquer religião especifica, pretendo passar apenas o conhecimento e a visão de algumas delas sobre o tema.

Vamos destrinchar então? Senta que lá vem história!

Primeiramente, METEMPSICOSE (não mentepsicose, ou mente em psicose (acreditem, já ouvi esses dois “termos”), pelamor!!!!), significa transmigrar, mudar de um lugar para outro (no caso a alma ou espírito), de um ser vivo ou não para outro…

Sim, você leu direito, determinados povos acreditam que a alma humana pode transmigrar para outro ser humano, para animais, para vegetais e – pasmem – alguns até para minerais. Isso mesmo, pedras. Sua alma pode habitar em uma pedra em uma próxima encarnação, Por isso, pense bem antes de tirar uma do leito de um rio para enfeitar sua casa, você pode estar sequestrando um membro de alguma família mineral local…

Desde que o ser humano se entende por gente, ou melhor, deixe-me arrumar esta frase, desde que o ser humano começa a usar (???) o raciocínio (não sei se melhorou, rsrs), desde a pré-história até a antiguidade, povos como egípcios romanos, gregos, hindus, chineses, tibetanos, esquimós, dentre muitos outros, sempre creram nessa possibilidade, sendo que estes últimos dois com alguma restrição (acreditam em várias formas de encarnação com contextos diferentes).

Acredita-se que a cadeia de eventos que levou à divulgação da ideia de METEMPSICOSE, se iniciou na Mesopotâmia ou na Índia sendo levada ao Egito e daí aos filósofos gregos como Platão e Pitágoras. Só que como bem sabemos: “quem conta um conto, aumenta um ponto”. Como cada um tinha uma cultura e um sistema de crenças totalmente diferente do outro, a teoria inicial foi sendo adaptada para melhor se encaixar à cultura local e o que se sabe é o seguinte: A teoria da metempsicose, como mudança de um local a outro, apresentada mais acima, é plenamente aceita pelos egípcios. Platão e os indianos acreditavam na reencarnação e usavam a palavra na falta de outra melhor.

Visão de algumas religiões sobre renascimento: a transmigração (metempsicose), a reencarnação e a ressurreição.

  • Creem em algum grau na teoria da metempsicose:

Xintoístas, Hinduístas, Taoístas, Aborígenes Australianos, Inuítes e Nativos Norte Americanos.

Todos estes acreditam que o ser espiritual pode transitar entre vários reinos, ora vivendo como planta, animal, ou humano. Fazendo isso, aprende a respeitar cada reino e espécie como seu semelhante, honrando a Natureza a qual todos pertencemos antes da evolução final.

  • Creem na teoria da reencarnação:

Kardecismo: crê na encarnação em outro corpo físico para sanar eventuais “faltas” do passado, e após resolvidas todas as questões, pode evoluir para um novo patamar. Jamais involui, ou seja, jamais tornaria para uma situação inferior, encarnando em um animal. Creem porém, que eventualmente um espirito animal possa vir a evoluir e encarnar em um ser humano, mas grosso modo permanece onde está. O espirito permanece encarnando até que seu grau de pureza e ausência de máculas seja tal que não necessite mais expiar por seus erros…

Visão Espírita

Budismo: Não creem na encarnação como agente de uma “justiça divina” ou de evolução, pois tudo é resolvido aqui na Terra mesmo. Para eles a reencarnação é saír da vida física na Terra Impura e passar para a Terra Pura, e isso só acontece com o término da “roda de encarnações”, que consiste no retorno a diversos corpos terrenos. Os animais são a casta mais baixa, os humanos a mais alta e quando apto, deixará a vida terrena guiado por seus entes queridos. Ao atingir esse estágio o espirito fica nesse lugar por algum tempo e após pode voltar a esta vida ou ir a um plano Superior.

  • Creem na teoria da ressureição.

Judaísmo: Não há uma visão especifica sobre o pós-morte. Acreditam na imortalidade da alma e possivelmente na existência de um “céu e inferno”, mas não tem uma visão lá muito clara (ao menos para nós) sobre como acontece esse processo. Para eles o que trará a salvação da alma, pela ressureição é a chegada do Messias. Como para eles, Ele ainda não veio há a incerteza sobre a vida após a morte. Em razão disso, eles se concentram no processo de viver a vida da melhor maneira. Valorizam a vida terrena e os laços que se formam.

Cristianismo: Acreditam em ressureição e não em encarnação, diferindo apenas do judaísmo no aspecto de que o Messias já veio, o Cristo. Também tem uma visão até que mais direta do que acontece após o cessamento. Uma vez mortos, não somos mais submetidos ao tempo e espaço, aguardando no céu, purgatório ou inferno de acordo com suas atitudes em vida, o julgamento final, quando as almas serão julgadas e, caso consideradas justas, terão a elevação através da ressureição…

Umbanda: Existem vários planos espirituais, sendo a Terra um intermediário entre essas dimensões. Este mundo faz parte de uma de muitas etapas do processo evolutivo, com base na reencarnação. O objetivo desta, é a melhoria espiritual e o crescimento na próxima encarnação, sendo todo o processo guiado por espíritos que estão mais evoluídos do que os seres que continuam na Terra.

Não creem em nada nesse sentido:

Ateísmo – Tudo acaba na morte. Morreu, tá morto; já era; partiu desta para melhor; foi pra terra dos pés juntos; escafedeu-se, dentre outros afins e que tais…

E aí, o que achou? Gostou?

Possui algum animalzinho que age como ser humano? Deixe seu relato, compartilhe sua experiência!

Se gostou, curta, comente, sugira um tema, compartilhe, participe e alimente seu cérebro com informações que se não tem uma aparente utilidade prática, tem muito de utilidade emocional. Te vejo na próxima!


Descubra mais sobre Cult-In

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário