A Lichia e a Concubina

Uma das minhas frutas sazonais preferidas é a Lichia. O auge de sua temporada coincide com as festas de final de ano (dezembro e janeiro).

Lichia

Originária da China, sua árvore pode chegar a 10 ou 12 metros de altura. Frutos saborosos e delicados, pode ser consumida fresca ou industrializada na forma de doces, geleias e polpas.

Gosta de solo areno-argiloso, profundo e com boa capacidade de drenagem, bem como rico em matéria orgânica. Sua adaptação é melhor em locais com clima seco e frio antes da florada e úmido e quente no resto do ano.

Árvore de Lichias

Fonte excepcional de vitamina C (71,5 mg a cada 100 gramas) ajuda a prevenir gripes e resfriados. Antioxidante, ajuda a combater doenças crônico degenerativas, câncer e problemas cardíacos.

São boas opções para preservação ambiental ou reflorestamento de áreas degradadas pelo tempo, homem ou natureza, bem como para arborização urbana, paisagismo ou plantio doméstico. Quanto a estes últimos, o espaço para plantio deve ser avaliado para evitar problemas com fiação elétrica em razão de sua potencial altura ou de pavimentação de ruas e calçadas, em razão de sua raiz.

Muito famosas na cultura chinesa:  Xi Shi, Wang Zhao Jun, Diao Chan, e Yang Yu Huan, são parte de diferentes períodos históricos. Detentoras de enorme influencia política e histórica de seu país, sua fama devia-se também de sua grande beleza

Como disse mais acima, a árvore é originaria da China, se estendeu por toda a Ásia e hoje se encontra praticamente em qualquer lugar do mundo. Procurando saber um pouco mais sobre sua história conhecida, descobri um fato curioso, que contarei a seguir, uma parte da história das…

Quatro mulheres mais belas da China

Muito famosas na cultura chinesa:  Xi Shi, Wang Zhao Jun, Diao Chan, e Yang Yu Huan, são parte de diferentes períodos históricos. Detentoras de enorme influencia política e histórica de seu país, sua fama devia-se também de sua grande beleza, fato que levou um poeta chines a descrevê-las assim: “Elas afogam o peixe, derrubam os gansos, escondem a lua, envergonham a flor”.

Peças de Bronze retratando as quatro beldades

Cada parte da descrição remete a uma das belas e hoje vou tratar apenas da que guarda relação com a fruta, aquela que “envergonha a flor”. Seu nome:  

Yang Yu Huan

Yang Yu Huan, personagem histórica da Dinastia Tang. Foi casada com o filho do Imperador Tang Xuan Zhong. No entanto, o imperador impressionado com sua beleza, decidiu afasta-la de seu filho tornando-a sua concubina. Trinta e quatro anos de diferença os separavam, mas ele a adorava. Ela, de sua parte, usava da beleza para conseguir tudo o que queria.

Yang Yu Huan

Até aí, normal, tudo bem, mas vocês podem perguntar: O que tudo isso tem a ver com a Lichia???

Yang Yu Huan amava a fruta e desejava come-las constantemente e sempre frescas. No entanto, o palácio se situava em Chang An, cidade da região central da China, e Lichia só era cultivada no sul do país. Então… o imperador enviou soldados com os  melhores cavalos para trazer a Lichia de Guang Dong, que estava a milhares de milhas de distância.

Para se certificar de que Yang Yu Huan comeria as frutas frescas, o soldado carregava as lichias em cestas que iam passando de cavalo a cavalo, num sistema de revezamento, para sempre manter a velocidade e chegar o mais rápido possível.

Na Dinastia Tang acreditava-se que as pessoas mais robustas eram um indício de riqueza e saúde. Por isso Yang Yu Huan é a figura mais ‘gorda’ das quatro representantes da beleza chinesa.

Aí vocês podem perguntar também: “Ué, mas onde, nisso tudo, se encaixa a frase do poeta chinês”???

Yang Yu Huan, além de Lichias também amava peônias, a flor símbolo da China, de modo que o imperador plantou um monte de peônias no pátio do palácio. Um dia, Yang Yu Huan se embebedou e adormeceu sob um canteiro de peônias. Diz-se que as peônias ficaram envergonhadas por sua beleza e se fecharam.

Peônias

Mas… a história da beldade– tal qual um conto dos irmãos Grim – não tem um final feliz:

O imperador que sempre mimou demais Yang Yu Huan, a seu pedido, promoveu seu irmão para uma posição elevada na corte imperial. Ocorre que ele se envolveu em uma rebelião contra o Imperador e oficiais da corte imperial culparam Yang Yu Huan como a causa de todo o caos o que forçou o imperador a mandar matá-la.

E aí, o que achou? Gostou?

Se gostou, curta, comente, sugira um tema, compartilhe, participe e alimente seu cérebro com informações que se não tem uma aparente utilidade prática, tem muito de utilidade emocional. Te vejo na próxima!


Descubra mais sobre Cult-In

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário